quinta-feira, 28 de abril de 2011

PARQUE ZOOBOTÂNICO

Nesta sexta feira acontecerá uma aula prática para os alunos de 5ª a 8ª séries da escola Irmã Theodora no parque Zoobotânico de Marabá. A aula será ministrada pela professora Lucy Silva com o apoio de alguns colegas professores também que irão acompanhar os alunos até o local. A aula tem o objetivo de integrar o aluno e colaborar para sua aprendizagem no que diz respeito a ecologia (fauna e flora).
Os alunos irão fazer a trilha ecológica e em seguida irão conhecer o zoológico e os animais que estão lá.
Como parte do turismo de aventura, Marabá conta com um espaço apropriado para a prática de trilhas ecológicas. Trata-se do Parque Zoobotânico de Marabá (PZM), uma área de reserva nativa de 1.500 hectares, distante aproximadamente quatro quilômetros da área urbana. O PZM funciona desde 1997 e tem sido um importante instrumento na preservação da natureza. Árvores como a castanheira, o mogno e o cedro, entre muitas outras, estão sendo bem conservadas, além de cerca de 200 espécimes da fauna, como araras-azuis, jaguatiricas, onças pintadas, antas, macacos pregos, gaviões reais, veados, caititus, capivaras e muitas outras.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Formação DTE e NTE em 27/04/2011

Formação do DTE no Labin da UAB de 8:00 as 12:00 e formação no NTE a tarde de 14:00 as 18:00. Início do modulo 2.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Com-Vida e Escolas Sustentáveis

Dia 30 de abril é o ultimo prazo para postagem das atividades de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis - Com-Vidas, da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). não percam  o prazo pessoal.

25 de Abril, Revolução dos Cravos

O 25 de Abril
Os acontecimentos deste dia revelam que o Movimento das Forças Armadas estava organizado e que era mais do que uma organização corporativista. Os miltares da Revolução preconizaram um momento da História Portuguesa, com milhares de outros protagonistas anónimos.
Situações impossíveis apenas 24 horas antes, marcaram os derradeiros momentos do Estado Novo. Imaginemos o Terreiro do Paço entre as 8 e as 11 da manhã, o Largo do Carmo ao meio-dia, e, mesmo, a tensão vivida na António Maria Cardoso durante toda a tarde.
Foi a Revolução dos Cravos.


terça-feira, 19 de abril de 2011

Dia do Índio

Dia do Índio
História do Dia do Índio, comemoração, 19 de abril, criação da data, cultura indígena
foto - dia do índio
Índio brasileiro

segunda-feira, 18 de abril de 2011

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Nota do Jornal

Resgatando a Cultura de Marabá, EVENTO REALIZADO NA ESCOLA IRMÃ THEODORA  dia 04 de abril de 2011.
Mostra de Vídeo das escolas públicas de Marabá.

JOGO DE DAMA

         A partir das 10:00 horas da manhã haverá na escola Irmã Theodora partida de jogo de dama com os alunos que pagam dependência de Língua Portuguesa. Projeto elaborado e organizado pelo professor Darcy Almeida.Segundo ele, é  uma excelente maneira de inovar e fugir da velha rotina, pois os alunos gostam de competir  entre si de forma sadia e isso quando acontece eles ficam motivados pois favorece o interesse  deles pelas aulas, tornando o ambiente escolar mais prazeroso e diminuindo a ausência em sala de aula.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Cinema

Tem cinema na escola Irmã Theodora, uma parceria com a Biblioteca Pública Hosana Lopes de Abreu do Bairro Liberdade.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Evento Cultural: Aniversário de Marabá

O evento contou com a presença de João Brasil, João Brasil Filho, professores, alunos e demais funcionários da escola. Agradecemos a colaboração e participação de todos.

Oficina de Blog

A oficina de Blog realizada no  mês de abril de 2011, nos dias 11,12 e 13, veio para acrescentar algo a mais na vida profissional dos educadores e facilitadores dos laboratórios de informática das escolas públicas de Marabá.

domingo, 3 de abril de 2011

PLANTA BAIXA DA ESCOLA IRMÃ THEODORA

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL IRMÃ THEODORA

                                          AVENIDA PARAÍSO, Nº 1300 – BAIRRO LIBERDADE – MARABÁ/PARÁ

Essa parte verde representa a área que está sendo organizada para fazermos um jardim. Onde tem os portes é a praça que está sendo feita na escola está ainda em construção. Tem um pequeno tapiri com uma mesa grande e dois bancos para os alunos realizarem algumas atividades extraclasse. Do lado esquerdo tem cinco salas de aula e um auditório próximo já ao muro e por trás das salas tem a quadra da escola onde temos uma biblioteca, vestuário, banheiros e uma cantina. Do lado direito temos duas cozinha, oito salas de aula, dois banheiros, sendo que banheiros e cozinha maior fica virada para o lado da avenida Paraíso.
A frente da escola é essa parte do tapiri. O Sol nasce do lado direito e se põe do lado esquerdo da escola. Professor eu não conseguir colocar nomes nas divisões da escola. Espero que possa entender o que coloquei no texto. Deu o maior trabalho fazer essa planta da escola. Fui na prefeitura e eles não tem a planta da escola e nem souberam explicar e ajudar em nada.
Antes a escola tinha um espaço maravilhoso para a plantação de plantas ornamentais, mas depois da reforma que ainda não foi terminada, a área da escola ficou quase sem espaço para o jardim e a horta que estamos tentando fazer. Sabemos que onde esta encimentado não serve pra nada a não ser para esquentar. A escola só tem uma árvore grande que é um ipê cor de rosa que é lindo. Temos outras plantas pequenas. Em torno da escola tem residencias e quase todas tem uma mangueira.  

sexta-feira, 1 de abril de 2011

RESGATANDO A CULTURA DE MARABÁ

A escola Municipal Irmã Theodora está convidando a comunidade em geral para prestigiar o grande PROJETO RESGATANDO A CULTURA DE MARABÁ, que acontecerá no dia 04 de abril de 2011 no espaço fisico da Escola Irmã Theodora.


O Envento terá início apartir das 10:00 (manhã), e contará com a apresentações diversas, entre as quais podemos destacar: Exposição de trabalhos, Danças, Musical, Apresental de Coral, Recital de Poesias, Peça Teatral, Sala Intenerante de Vídeos, Jogos e muito mais.